Buscar
CARTEIRA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO EM DIA
- estilopetss
- 22 de dez. de 2015
- 5 min de leitura
Olá, hoje venho dar um dica bem legal para você que é bem esquecido(a) ou ocupado(a) como eu!
Todo mundo que tem cachorro sabe que é preciso manter a carteirinha de vacinação/vermifugação em dia, cumprir com as datas nela estipuladas e dar medicação de qualidade, certo? Então vamos dar uma recapitulada sobre as datas de vacinas e vermífugos e no final dou a diquinha especial, ok?

Vacinação:
Assim que você pega um cachorrinho para ser seu, é preciso levá-lo ao veterinário para vaciná-lo logo após o desmame, com 45 dias de vida.
Existem dois tipos de vacinas "obrigatórias", digamos assim: a V10 (que protege contra 10 vírus diferentes) e a contra raiva.
A primeira dose da V10 deve ser dada aos 45 dias de vida. A segunda aos 75 dias. E a terceira aos 105 dias. Já a vacina contra raiva, deve ser dada aos 135 dias, geralmente quando já se tem as três doses da V10 tomadas.
Essas quatro doses (três da V10 e uma da de raiva) são dadas no primeiro ano de vida do cachorro. A partir do segundo ano em diante, basta dar uma dose de reforço de cada uma.
Também existem outras três vacinas disponíveis no mercado, que não são obrigatórias, mas que são tão importantes quanto as outras duas. São elas para "tosse dos canis", "giardíase" e "leishmaniose visceral canina"
A primeira dose da vacina contra giardíase deve ser aplicada em cães com 8 semanas de idade ou mais, sendo que essa vacina não tem utilidade para cães que já estiverem infectados pela Giardia. Os cães que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses da vacina. A segunda dose da vacina deverá ser aplicada entre 14 dias e 28 dias após a 1ª dose. Os cães só estarão protegidos 15 dias depois de terem recebido a 2ª dose da vacina. Após as 2 doses, a vacinação segue 1 vez por ano.
A vacinação contra leishmaniose deve ser aplicada em cães a partir de 4 meses de idade, saudáveis e soronegativos para Leishmaniose Visceral Canina. O protocolo completo deve ser feito com 3 doses, respeitando o intervalo de 21 a 30 dias entre cada aplicação. Após isso, a revacinação ocorre anualmente para manter a resposta imune.
A vacinação contra Traqueobronquite Infecciosa ("Tosse dos Canis") causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica deve ser aplicada em cães sadios, a partir de 8 semanas de idade, repetindo uma 2ª dose com intervalo de 2 a 4 semanas. A imunidade se inicia 21 dias após a administração da segunda dose. Recomenda-se a revacinação anual, em dose única.
Estas vacinas são mais caras que a V10 e a contra raiva. A Dori ainda não as tomou, mas vai! Até tentei dar, mas no município em que eu morava não tinha. Agora que mudei de cidade, pretendo dar essas três que estão faltando.
Atenção: Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas V10 e raiva em dia, ele não deve sair na rua e deve-se tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.

Vermifugação:
Muitos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidades nos seres humanos, por isso devemos sempre vermifugar nossos animais, para que mantenhamos a saúde dos nossos cães e a nossa também.

Cães filhotes: 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 3 em 3 meses.
Cadelas prenhes: devem ser vermifugadas antes da cobertura, depois a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, no 14º a 15º dia pós-parto.
Observação: Durante a formação do feto até os 45 dias, não é aconselhável administrar vermifugo para a cadela, por haver risco de má formação do feto.

Comentarios