top of page

CARTEIRA DE VACINAÇÃO E VERMIFUGAÇÃO EM DIA

  • estilopetss
  • 22 de dez. de 2015
  • 5 min de leitura

Olá, hoje venho dar um dica bem legal para você que é bem esquecido(a) ou ocupado(a) como eu!


Todo mundo que tem cachorro sabe que é preciso manter a carteirinha de vacinação/vermifugação em dia, cumprir com as datas nela estipuladas e dar medicação de qualidade, certo? Então vamos dar uma recapitulada sobre as datas de vacinas e vermífugos e no final dou a diquinha especial, ok?

Vacinação:

Assim que você pega um cachorrinho para ser seu, é preciso levá-lo ao veterinário para vaciná-lo logo após o desmame, com 45 dias de vida.

Existem dois tipos de vacinas "obrigatórias", digamos assim: a V10 (que protege contra 10 vírus diferentes) e a contra raiva.

A primeira dose da V10 deve ser dada aos 45 dias de vida. A segunda aos 75 dias. E a terceira aos 105 dias. Já a vacina contra raiva, deve ser dada aos 135 dias, geralmente quando já se tem as três doses da V10 tomadas.

Essas quatro doses (três da V10 e uma da de raiva) são dadas no primeiro ano de vida do cachorro. A partir do segundo ano em diante, basta dar uma dose de reforço de cada uma.


Também existem outras três vacinas disponíveis no mercado, que não são obrigatórias, mas que são tão importantes quanto as outras duas. São elas para "tosse dos canis", "giardíase" e "leishmaniose visceral canina"

A primeira dose da vacina contra giardíase deve ser aplicada em cães com 8 semanas de idade ou mais, sendo que essa vacina não tem utilidade para cães que já estiverem infectados pela Giardia. Os cães que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses da vacina. A segunda dose da vacina deverá ser aplicada entre 14 dias e 28 dias após a 1ª dose. Os cães só estarão protegidos 15 dias depois de terem recebido a 2ª dose da vacina. Após as 2 doses, a vacinação segue 1 vez por ano.

A vacinação contra leishmaniose deve ser aplicada em cães a partir de 4 meses de idade, saudáveis e soronegativos para Leishmaniose Visceral Canina. O protocolo completo deve ser feito com 3 doses, respeitando o intervalo de 21 a 30 dias entre cada aplicação. Após isso, a revacinação ocorre anualmente para manter a resposta imune.

A vacinação contra Traqueobronquite Infecciosa ("Tosse dos Canis") causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica deve ser aplicada em cães sadios, a partir de 8 semanas de idade, repetindo uma 2ª dose com intervalo de 2 a 4 semanas. A imunidade se inicia 21 dias após a administração da segunda dose. Recomenda-se a revacinação anual, em dose única.

Estas vacinas são mais caras que a V10 e a contra raiva. A Dori ainda não as tomou, mas vai! Até tentei dar, mas no município em que eu morava não tinha. Agora que mudei de cidade, pretendo dar essas três que estão faltando.


Atenção: Enquanto o filhote não tiver com todas as vacinas V10 e raiva em dia, ele não deve sair na rua e deve-se tomar o cuidado para que ele não tenha contato com outros animais.

Vermifugação:

Muitos parasitas que acometem os animais são zoonóticos, ou seja, causam enfermidades nos seres humanos, por isso devemos sempre vermifugar nossos animais, para que mantenhamos a saúde dos nossos cães e a nossa também.

Cães filhotes: 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias. Após este esquema, a vermifugação é mensal, até o sexto mês de vida. Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 3 em 3 meses.


Cadelas prenhes: devem ser vermifugadas antes da cobertura, depois a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, no 14º a 15º dia pós-parto.


Observação: Durante a formação do feto até os 45 dias, não é aconselhável administrar vermifugo para a cadela, por haver risco de má formação do feto.

A imagem acima é bem chocante, mas decidi colocá-la justamente para mostrar a situação em que nossos animais ficam quando a vermifugação é negligenciada. E o pior de tudo: eles passam esses vermes para nós humanos! E isto pode ser evitado com o simples hábito de dar um comprimidinho de tantos em tantos meses.

Quanto à periodicidade, você deve consultar o veterinário de sua confiança e explicar a rotina de seu cão a ele, assim, ele irá orientá-lo sobre qual é o período de intervalo mais adequado para o uso de vermifugo, mantendo com isto, seu pet saudável e livre desses parasitas nojentos. É possível repetir a vermifugação a cada 40 dias se necessário ou a cada 2, 3 e 4 meses. Converse com o médico do seu animalzinho!

Quando levei a Dori no médico dela e expliquei que a levo para passear no mínimo três vezes na semana, o veterinário me recomendou dar o remédio a cada dois meses ao invés de três, já que ao andar pelas ruas e calçadas contaminadas, ela fica mais exposta ainda a verminoses. Além dessa atenção com o vermífugo, para evitar mais ainda a contaminação, eu desinfeto tudo o que ela coloca na boca ou lambe: brinquedos, comedouros, bebedouros, escova de dentes, etc. Também desinfeto o chão com bastante frequência (já que ela fica deitada nele), não deixo ninguém entrar de sapato sujo dentro de casa e limpo as patinhas dela sempre depois dos passeios (para que a sujeira que "colou" nas patinhas dela lá fora, não se espalhe pela casa). Assim, mantenho o ambiente limpo e seguro para ela. Porque afinal, para um animal, viver em um ambiente higienizado, também é muito importante e garante uma vida saudável e com mais qualidade.

Atenção: O filhote deve estar vermifugado antes de tomar a primeira dose de vacina!


Vale lembrar que cães aparentemente sadios e alegres também podem estar com verminose sem mostrar sintomas, por isso é tão importante manter a vermifugação sempre em dia.

Porém, entre os sinais mais comuns de verminose temos:


- Animal com a barriga abaulada, onde é comum o proprietário achar que seu animalzinho esteja gordinho;

- Olhar triste, que deve ser avaliado por um profissional para diferenciação de outras doenças;

- Animal arrasta o “bumbum no chão”;

- Magreza;

- Fezes moles ou com sangue;

- Presença de vermes nas fezes, onde é importante a observação do proprietário para relatar ao médico veterinário o tipo de verme encontrado para um bom diagnóstico e tratamento adequado. Existem vermes redondos, achatados e vermes que soltam proglotes parecidos com uma semente de pepino ou grão de arroz.


Se observar qualquer um desses sintomas, leve seu animal ao médico com urgência, porque verminose mata! E outra coisa: sempre que der o remédio, 15 dias depois, dê a mesma dose de novo, como reforço, para matar os vermes que ainda ficaram.

Agora, vou dar a dica que prometi. Ela é super fácil e vai ajudar você a se manter atualizado sobre o estado de saúde do seu animal! É o seguinte: recorte um pedaço de papel e nele, anote tudo o que for importante saber, como por exemplo: as datas em que sua cadelinha entrou no cio, a data em que ela cruzou, data da cirurgia de castração, data das aplicações de anti-pulgas, data dos exames que seu animalzinho fizer periodicamente, etc. Depois, cole com adesivo na carteira de vacinação do seu pet, na parte onde não tiver nada escrito! Tudo isso vai ajudar você a ter um controle mais direto, afinal, ninguém consegue memorizar tanta coisa e além do mais, esse hábito de anotar tudo direitinho vai te dizer se o cio está regular, vai te ajudar a saber a próxima data de aplicação de remédios ou de fazer exames, etc. Não é ótimo? Ter essa idéia me ajudou muito com a Dori!


Bem, espero que tenham gostado!

Deixe seus comentários e opiniões aqui abaixo. Vamos adorar saber!

Siga o Estilo Pets no Instagram em: @puppydori e no YouTube em: Estilo Pets.

Até logo!


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo do blog
bottom of page