Buscar
DICAS CONTRA DESIDRATAÇÃO
- estilopetss
- 22 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
Eu vim aqui, passar uma diquinha muito simples e eficiente para você pôr em prática quando seu cachorrinho estiver apresentando episódios de vômito ou diárreia, e já que estamos falando de hidratação, vou aproveitar para falar sobre desidratação!
A forma que a Dori brinca, é mordendo as coisas dela. E depois que ela arranca os pedaços dos brinquedos, as vezes, os mastiga e engole. Quando isso ocorre, ela os acaba vomitando, e depois fica meio fraquinha.
Pra reverter esse quadro eu criei uma receitinha infalível: Água de coco + Eletrolítico Pet!

O Eletrolítico Pet, é um suplemento mineral para alimentação animal que contém cálcio, cloro, magnésio, potássio, sódio e malto-dextrina. Ele é um sal de reidratação oral para animais.
E água de coco, todo mundo sabe, que é um excelente reidratante natural.
A dôdô ama água de coco, porque é docinha. Já a vi tomar um copo todo de uma vez.
Eu sempre procuro comprar a natural mesmo, que vem naquelas garrafinhas e são vendidas pelos carrinhos na rua. Mas quando preciso e não encontro, uso as de caixinha mesmo. Que surtem o mesmo efeito e ela gosta de igual forma. Basta diluir o sachê em 1 litro de água e deixar a disposição do pet, ou diluir um pouquinho do sal em 250 ml e administrar via seringa, dando diretamente na boca do animal.
Essa misturinha também serve para casos de diarreia, não apenas de vômitos.
Gente, é muito importante manter o amigão de vocês bem hidratado, não importa que época do ano seja. Uma vez, percebi que a Dori não estava tomando muita água (e ela sempre tomou), então, fui perguntar ao veterinário dela o que poderia fazer para estimula-la a beber mais. Ele disse: "Já experimentou colocar água geladinha para ela tomar? Talvez ela goste. As minhas duas Shih Tzu amam. Nesse tempo quente, beber água natural é complicado até para os cachorros, ainda mais que a temperatura corpórea deles é mais elevada que a nossa e eles tem muito mais pêlo no corpo também, então sentem mais calor ainda!"
Aí, eu decidi testar, e ela amou. Passei a colocar a água mineral sempre geladinha e quando percebia que já tinha esquentado, colocava pedrinhas de gelo lá dentro. Quando a água dela acaba no meio do dia e ela me vê enchendo o bebedouro novamente, chega vem correndo tomar, porque sabe que vai estar fria. E então, ela passou a beber mais água que antes, acabando assim, com minha preocupação.
Você não precisa ter esse trabalho, basta usar um bebedouro tipo bilha. De noite, quando for dormir, deixe uma garrafinha com água no congelador e retire pela manhã, que aí, conforme o gelo for descongelando durante o dia, vai mantendo a água sempre geladinha.
Observe se seu cachorro está apático, sem energia, sem interesse por nada e sem apetite, talvez ele esteja desidratado! Para solucionar isso, veja se não está pecando em um dos pontos abaixo:
- Manter o bebedouro sempre limpo, lavando-o todos os dias.
Quando cachorros bebem água, a baba deles vai ficando no fundo do potinho. Chega uma hora, em que tanto o pote, quanto a água, começam a feder e o cachorro se rejeita a usar aquele recipiente. Fora que podem cair mosquitos e sujeirinhas dentro da água, também. Por isso a necessidade de lavar o bebedouro diariamente e trocar a água sempre.
- Dar água mineral. Água de torneira tem muito cloro e acaba não matando a sede de verdade, sem contar com as inúmeras bactérias que vem junto com ela, quando está passando pelas tubulações subterrâneas cheias de lodo, podendo assim, adoecer seu animal.
- Manter a água geladinha. E gente, quando digo geladinha quero dizer fria, do jeito que a gente bebe, na temperatura que ela fica quando está na geladeira. Pooor favor, não coloquem água extremamente gelada para o pet de vocês porque assim também faz mal para o estômago deles!
- Manter o bebedouro em um local coberto, na sombra e livre de formigas!
Quando o bebedouro fica fora da casa, pegando chuva, a água fica suja e contaminada muito mais rápido e seu cachorro não vai poder ir lá fora beber quando estiver com sede, para não se molhar. Quanto ao sol, incomoda ficar com as patinhas num chão escaldante para tomar água, fora que sob o sol, ela esquentará muito depressa. Se o bebedouro fica num lugar em que tenham formigas, elas certamente irão estar no potinho e vão morde-lo quando ele for beber. Daí, talvez o "receio" de beber água que ele tenha.
Se você observou todos esses fatores e eles estão ok, tente dar a solução reidratante que eu faço para Dori, usando água de coco geladinha e o Eletrolítico Pet. Se ela também não funcionar, leve seu cachorro ao veterinário o quanto antes. Ele pode estar com algo bem mais grave do que aparenta.
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Deixe seus comentários e opiniões aqui abaixo. Vamos adorar saber!
Siga o Estilo Pets no Instagram em: @puppydori e no YouTube em: Estilo Pets.
Até mais!
Commenti