Buscar
TUTORIAL: como higienizar comedouros e brinquedos de cães
- estilopetss
- 22 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
Olá, como vão? Espero que bem!
Hoje venho trazer um tutorial super importante: como higienizar comedouros, bebedouros e brinquedos do(s) seu(s) cachorro(s).
Sim! Você leu correto! Brinquedos!
Brinquedos também devem ser limpos.
Eu faço assim aqui em casa: a cada vez que troco a água da Dori (duas, três vezes ao dia), lavo o bebedouro dela com uma buchinha e sabão neutro. E os comedouros também! A cada refeição que ela termina de comer, eu os lavo do mesmo modo. Quando estou na correria e preciso sair às pressas, deixo o comedouro sujo na pia e uso outro, já que tenho seis aqui em casa, justamente porque sei que devido à pressa do dia-a-dia, as vezes, não poderei lavo-lo imediatamente.
Vocês devem estar pensando: "Nossa, achei que precisava lavar todos os dias, mas não duas a três vezes no mesmo dia!" (risos)
Vou explicar: eu lavo (ou troco de bebedouro) tantas vezes, porque quando a Dori come, sempre acabam ficando pedacinhos de verdurinhas ou arroz colados nos pelinhos em volta da boca dela e quando ela toma água, eles caem no potinho, sujando assim a água. Ou pior, as vezes caem os próprios pêlos dela lá dentro, por isso a necessidade de trocar de bebedouro e trocar a água dele também com tanta frequência! Mas quando não cai nada o dia todo, eu só lavo uma vez mesmo, no fim do dia.
E quanto aos comedouros, depois que ela termina a refeição eu os retiro para evitar moscas. E na próxima refeição, ou lavo aquele mesmo potinho para pôr a nova comida ou troco por outro potinho previamente limpo.
Mas enfim, todo mundo sabe colocar detergente neutro numa buchinha e lavar um potinho, certo? Por isso, não vim aqui ensinar isso. Vim ensinar a desinfetá-los!
Uma coisa que milhares de pessoas não sabem, é que no fundo dos potinhos, vão criando arranhões e arestas, devido ao uso. Essas "fendinhas" são o lugar perfeito para bactérias se hospedarem e se reproduzirem. Quando isso acontece, elas acabam contaminando seu animal (seja ele qual for) e causando infecções na boca e no focinho deles.
Para evitar que isso ocorra, é preciso lavar diariamente os utensílios em que eles comem e desinfetá-los semanalmente.
Para fazê-lo, basta colocar três tampinhas (ou mais, depedendo do tamanho do comedouro em questão) de Q'boa em cada potinho e coloque água até a borda de cada um deles para completa-los, fazendo assim, com que a Q'boa consiga chegar até as bordas (laterais internas) e as desinfete também [Imagem 1]. Deixe agir por mais vinte minutos. Depois, basta retirar o produto, lavar com água e deixar secar. A dica é fazer isso no fim de semana, que geralmente, é quando temos mais tempo, e durante a noite, depois do seu pet ter jantado e ido deitar. Quando acordar, os potinhos estarão sequinhos e prontos para o uso!

Quanto aos brinquedos, é muito importante fazer a desinfecção semanal também, já que são coisas que ficam constantemente no chão e que os cachorros sempre botam na boca. Os únicos brinquedos que não desinfeto são as cordas e as pelúcias, ainda mais os de pelúcia que tocam, porque a água pode estragá-los.
Em contato com o chão sujo, onde todo mundo pisa, os brinquedos ficam cheios de bactérias e parasitas, resultando em doenças e verminoses frequentes.
Para desinfetar, basta colocar água em uma vasilha grande (ou bacia, se forem muitos brinquedos) e por 100 ml de Q'boa dentro dela (meio copo, mais ou menos, dependendo do recipiente que usar). Mexa um pouquinho para que as duas se mesclem e coloque os brinquedos dentro [Imagem 2]. É importante que a água fique cobrindo todos os brinquedos. Se algum deles boiar e ficar na superfície, encha a vasilha até o topo e coloque uma tampa, assim o brinquedo será "afundado" por ela. Deixe os brinquedos lá por 20 minutos. Quando passar esse tempo, esfregue e enxágue cada brinquedo separadamente, para remover toda a Q'boa (e qualquer partícula de poeira ou sujeira que esteja colada nele) e deixe secar em um escorredor ou sob um pano limpo [Imagem 3].

Nota: Talvez, algumas pessoas achem, que o tanto de Q'boa (hipoclorito de sódio) que eu uso para desinfetar tanto os potinhos quanto os brinquedos é exagerado, mas eu simplesmente não confio que uma tampinha apenas vá fazer o trabalho, porque ela é diluída em muita água, então acaba tendo seu efeito enfraquecido. Por isso o motivo de fazer uso dessas quantidades.
Faça isso também durante a noite, quando seu cachorrinho tiver ido dormir, para não privá-lo de brincar. Ao amanhecer, eles estarão sequinhos e prontos para serem devolvidos e usados!
Dica: Separe uma caixinha para por os brinquedos do seu pet [Imagem 5], para ter onde guardá-los. Assim, quando seu cãozinho não os estiver usando, você pode recolhê-los e colocá-los na caixinha, deixando-os assim, o menor tempo possível em contato com o chão contaminado, diminuindo com isso, as chances de surgirem enfermidades em seu pet. A caixinha deve ser deixada no chão, sempre à disposição dele. Deve ser lavada com uma buchinha e sabão neutro toda semana, no mesmo dia em que os brinquedos forem desinfetados. E tem que ser baixinha e curta o suficiente para que ele consiga pegar o que quiser dentro dela [Imagem 4].



Comments