Buscar
A importância das caminhas + dicas para que seu pet durma bem
- estilopetss
- 11 de jan. de 2016
- 4 min de leitura
Hoje nosso papo vai ser a respeito de caminhas!
Sim, porque muita gente acha besteira e na verdade não é!
Mas afinal, porque elas são importantes?
- Animais que não têm sua própria caminha, acabam dormindo no chão, que é um local contaminado (por mais limpo que aparente ser), onde as pessoas pisam. Isto pode acarretar diversos problemas de saúde, como por exemplo verminoses e doenças, que são provocadas pelo contato com os germes presentes no piso.
- Outro fator importante, é o frio. Animais que dormem no chão gelado, passam muito frio durante a noite e chegam a tremer. Isso causa um enorme desconforto no cachorro, prejudica a qualidade de seu sono, não o "descansa" e conforme o cansaço devido a noites mal dormidas vai aumentando, a imunidade do cachorro vai diminuindo, o que também ajuda no aparecimento de doenças oportunistas.
- Animais que dormem com seus donos (em suas camas) podem tanto propagar quanto contrair doenças: podem propagar verminoses e ectoparasitoses e podem contrair alergias por contato ou atópicas.
São inúmeros os transtornos que tanto dono quanto animal podem apresentar pelo simples motivo do pet não ter um lugar apropriado para dormir.
Por isso, recomendo a você, que compre uma caminha adequada para o tamanho e porte do seu animal. Não tem problema nenhum em ele dormir no mesmo quarto que você, desde que cada um tenha sua cama.
Existem vários modelos de caminhas no mercado, basta escolher a que melhor convier! Se seu cachorro for muito grande e você não conseguir encontrar uma que o caiba, uma dica é: compre um colchonete! [Item 1 da imagem 1] Sim, aqueles de gente mesmo (apesar de que existem colchonetes próprios para cachorros [Itens 2 e 3] - especialmente para cachorros grandes, que são os mais difíceis para se achar caminhas).

Ou você também pode comprar aqueles colchões de criança ou ainda, aqueles de colocar em berço de bebê, sabe? Também serve! Basta forrar bem direitinho (tanto o colchonete quanto o colchão) para poder mantê-lo sempre limpo e trocar o(s) forro(s) toda semana.
Outra dica bem importante: Se seu cachorro dormir fora de casa, providencie uma casinha, onde ele possa se abrigar da chuva, do frio e do calor do sol. A casinha precisa ser espaçosa o suficiente para que seu cachorro consiga ficar em pé, andar livremente e dar uma volta de 360 graus dentro dela. Aí, coloque a caminha/colchão/colchonete dele lá dentro e na hora que ele for dormir cubra-o com um cobertor [Imagem 2] - também existem cobertores próprios para animais [Imagem 3] -, deixando apenas a cabeça descoberta, para que ele possa respirar.


Deixe uma vasilha (limpa) com água mineral fresquinha lá dentro também, para se caso, durante a noite, ele sentir sede. Nunca deixe a porta da casinha fechada, porque se ele precisar fazer as necessidades, terá que sair.
Se seu cachorro não tiver uma casinha e dormir na varanda da sua casa (que tem que ser coberta, neste caso, para abrigá-lo da chuva) ou se ele dormir em algum cômodo dentro de casa, siga o mesmo "protocolo": coloque a caminha dele no local, cubra-o (quando ele deitar) e deixe sempre água à disposição perto dele.
É importante também que você invista em um cobertor para seu animal, porque como já disse acima, ele precisará durante as noites, principalmente no inverno (tem uma resenha aqui no blog sobre um kit que contém edredom e travesseiro para pets).
Outra coisa: você deve lavar a caminha ou colchonete (ou mandar para a lavanderia) todos os meses ou pelo menos a cada dois meses, para manter a higiene, afinal, não adianta nada seu pet tomar banho toda semana, ficar cheiroso e ir se esfregar e dormir numa cama suja.
A maioria das caminhas hoje em dia vem com zíper. Aí, é só abrir o zíper, tirar a espuma encapada de dentro e lavar. Fica bem mais fácil! Enquanto essa parte de fora da caminha estiver sendo lavada, deixe as espumas no sol (um, dois, três dias) para matar os ácaros de dentro delas.
Para os animais que dormirem em colchonetes de gente mesmo ou em caminhas de bebê, deve-se deixa-los no sol o dia todo e trocar de lado de vez em quando (também para matar os ácaros) e trocar o forro para lavá-lo toda semana!
Uma coisa que faço e recomendo, é colocar um papelão ou plástico-bolha embaixo da caminha/colchonete do pet para evitar que o calor e a umidade do verão estraguem a cama, fazendo-a suar e começar a feder, favorecendo com isso, o surgimento de fungos. A cama da Dori tem forro impermeável, mas mesmo assim, eu coloco plástico-bolha [Item 1 da imagem 4]. Isso é bom até para os dias frios de inverno, porque vai manter a cama mais aquecida ainda, já que vai impedir o contato direto dela com o chão gelado. Sem contar que é bem mais higiênico do que deixar a cama limpinha sobre o chão sujo! [Itens 2 e 3]

Vou mostrar abaixo, fotos de algumas caminhas que a Dori já teve, de diversos tamanhos, modelos e com serventias diferentes, uma para cada fase e idade da vida dela, para que vocês possam ter ideia da infinidade de opções que existem:

Imagem 5: Dori bêbê, usando uma caminha estilo cercadinho, super macia, pequenininha e quadrada, adequada para filhotinhos recém nascidos, com bordas mais altas (para evitar que ela saísse se arrastando e ficasse no chão).


Imagens 6: Dori com cerca de seis meses de vida usando uma caminha estilo sofá, que possui pés que a fazem ficar mais alta, longe do chão. Na imagem 7, vê o modelo em detalhes.

Imagem 8: Dori com um ano de vida (com tosa Poodle) usando uma caminha estilo colchonete, sem bordas.

Imagem 9: Dori com um ano e meio de idade, usando uma caminha no modelo mais convencional, popular e confortável de todos - no mesmo estilo do da imagem 5.

Imagem 10: Dori com cerca de nove meses, usando mais uma vez, o estilo de caminha das imagens 5 e 9, que é o seu favorito, por ser macio e aconchegante.
Ela também já teve uma casinha no formato castelo rosa, mas infelizmente não tenho fotos dele para postar aqui.
É isso por hoje pessoal! Espero que se conscientizem da importância de seus pets terem onde dormir, já que isso tratá mais saúde e longevidade a eles.
Deixe seus comentários e opiniões aqui abaixo. Eles são muito importantes para nós!
Siga o Estilo Pets no Instagram em: @puppydori e no YouTube através do nosso canal: Estilo Pets.
Até mais!
Comentários